h1

Primata

J outubro, 2007

Dentro da programação de dança que compõe a itinerância da Mostra Sesc de Artes, está a apresentação da Virtual Companhia de Dança, com o espetáculo “Primata”. Segundo o diretor do grupo, Marcelo Zamora, a inspiração para a montagem surgiu durante uma temporada pela Argentina no ano passado, quando os bailarinos visitaram a jaula dos macacos no zoológico da cidade de Córdoba. A apresentação é uma perspectiva bem-humorada sobre nossa espécie, o comportamento em cativeiro, a liberdade, a vida em sociedade, e, principalmente, um exercício plástico sobre o movimento e suas possibilidades.

primata-virtual-cia-de-danca-6.jpg

O espetáculo começou a ser pensado em maio de 2006 e a pesquisa corporal levou a companhia ao encontro do Le Parkour (prática surgida na França na década de 80, que consiste na superação de obstáculos físicos no ambiente urbano). O interessante é que algumas unidades do Sesc já até fizeram eventos dedicados ao Parkour:

Na unidade de Rio Preto, o grupo Le Parkour Brasil fez uma apresentação durante a abertura do SESC Verão 2006

No Sesc Ipiranga teve curso introdutório, exposição de fotos, palestras e performances

Mais sobre a companhia

A Virtual Companhia de Dança nasceu para os palcos com a estréia do espetáculo POP, no dia 26 de junho de 2003 em Lima, Peru, dentro do Festival Internacional Danza Nueva. A principal proposta da companhia é a de uma dança que não se comprime num único método ou linguagem, é um processo dinâmico de retro-alimentação e mutação que acompanha espaço, tempo e lugar. A companhia absorve e capitaliza para suas montagens materiais, elementos e pessoas dos lugares que visita, favorecendo assim a identificação recíproca com a platéia. Com poucos anos de existência a companhia já realizou mais de 80 apresentações em 40 cidades e quatro temporadas internacionais (Peru, Equador e Argentina).

Ficou interessado no espetáculo? Então, vale dar uma olhada nessa reportagem do jornal Bom Dia, de São José do Rio Preto.

Anúncios

2 comentários

  1. “Hi, Bam. Hi, Bam”. Que ótimo. Não tinha percebido. Alguns movimentos dos caras do ler parkour lembram os primatas, mesmo. Muito bom


  2. eu sou o wopin …. rsrsrsrsrrsrsrsrsrrsrs



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: