h1

Tijolo por Tijolo

J novembro, 2007

morrinho_baile_funk_editada.jpg

Baile Funk: na criação dos meninos do Morro do Pereirão, o dia-a-dia das favelas cariocas 

Há quase 10 anos, os irmãos Maycon e Nercilan Souza de Oliveira se mudaram para a comunidade do Pereirão, em Laranjeiras, Rio de Janeiro. Para matar o tempo, os dois começaram uma brincadeira usando tijolos e o que mais conseguissem de material, para reproduzir o dia-a-dia do morro. Hoje, a maquete ocupa um terreno de 300 m². Os irmãos, acompanhados de amigos e do cineasta Fabio Gavião, montaram a ONG Morrinho, voltada à comunidade e que fez o passatempo virar profissão para os meninos –  em junho deste ano, o Projeto Morrinho apresentou seu trabalho na 52ª Bienal de Veneza. Paulo Vitor da Silva Dias, que compõe o coletivo carioca, falou ao Blog sobre o projeto.

Como está a expecativa do grupo para a Mostra? Esta será a primeira vez que vocês vão dar oficinas inspirados em uma realidade local – no caso, Itaquera?
Todo mundo está muito animado porque nós nunca ensinamos gente de fora a fazer a maquete. O trabalho sempre foi com o nosso grupo. Não conheço o bairro pessoalmente, mas já ouvi falar bastante. Acho que vai ter semelhanças com a nossa maquete do Pereirão, porque temos uma parte baixa no morro que é periferia também.

morrinho_137_editada.jpg

Com que freqüência a maquete do Pereirão passa por tranformações?
Depende do tempo. Quando chove, às vezes cai uma parte, a gente vai lá e monta de novo. Atualmente, estamos em 18 pessoas no total, incluindo a galera mais velha e a molecada. Só não tem menina no grupo. Mulher não tem muito jeito para andar no meio da maquete (risos).

morrinho_mk_off_editada.jpg

Como são organizadas as performances gravadas para a TV Morrinho?
Tem um roteiro, mas rola improvisação também. Fazer um roteiro é muito difícil, acontece mais quando temos um trabalho, como a série que fizemos para o canal Nickelodeon, em junho deste ano, com quatro vídeos.

Performance da TV Morrinho inspirada em Romeu e Julieta, de Shakespeare

Como o trabalho de vocês foi recebido na Bienal de Veneza?
Foi uma viagem muito boa. Lá, o Morrinho foi tratado como arte internacional. Isso se refletiu muito bem em tudo: aumentou o turismo na maquete, apareceu mais gente na ONG, as pessoas se interessaram mais pelo nosso trabalho.

Tijolo a Tijolo. O trabalho do coletivo na chegada à 52ª Bienal de Veneza

Como o trabalho da ONG Morrinho vem influenciando a vida dos moradores da comunidade?
O trabalho mudou bastante a vida da gente. O tráfico de drogas era muito forte quando o nosso grupo começou, e nós continuamos juntos todo esse tempo tocando o projeto. Aprendemos a trabalhar com áudio e vídeo na TV Morrinho, damos cursos de inglês e informática para a comunidade, que pode acessar a sala de internet da ONG… Tudo isso sem pagar nada. Com o que a arrecadamos, também conseguimos distribuir cestas básicas.

morrinho_pan_editada.jpg

Panorâmica da maquete do Pereirão, que teve início há cerca de dez anos. No Sesc Itaquera, o grupo dá oficina para a criação inspirada na realidade local.

PROJETO MORRINHO

SESC Pompéia :: Processo de montagem: de 13 a 22. Terça a domingo, 11h às 18h :: Exposição: de 23/11 a 2/12. Terça a sexta, 10h às 20h. Sábado, domingo e feriado, 10h às 18h :: Performances da TV Morrinho: dias 23, 24, 27, 28, 29, 30/11 e 1º e 2/12, 20h. Grátis.

SESC Itaquera :: Workshop (sugerido para público entre 12 e 18 anos) dias 14, 16, 21, 22, 23, 29 e 30, 10h às 14h. Inscrições antecipadas pelo telefone  (11) 6523-9326 . Atividade gratuita. Confira os preços para o acesso ao Sesc Itaquera.

Anúncios

One comment

  1. […] do projeto 14 por 32 no 3º, às 14h, que acontece no Sesc Avenida Paulista; e a instalação do Projeto Morrinho, no Sesc […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: