h1

Palavra em Cartaz

J novembro, 2007

foto_natabua61.jpg

Na Parede. Literatura e ilustração no projeto de Paulo Scott e Fabio Zimbres

Há cerca de três anos o escritor Paulo Scott e o ilustrador Fabio Zimbres vêm reunindo autores das duas áreas no projeto Na TáBUA. A mistura de literatura e ilustração acontece de maneira colaborativa: os ilustradores desenham inspirados em um texto, e os escritores produzem com base em um desenho. Os cartazes, depois de prontos, são distribuídos e afixados nas paredes de livrarias, cafés, bares e espaços culturais de vários lugares de todo o Brasil. Nesta Mostra, a dupla vai expor o material que já foi produzido, e criar novos cartazes com artristas convidados. Confira a conversa do Blog com Fabio Zimbres sobre o trabalho.

foto_natabua2.jpg

“Esta edição da Mostra é especial. Faremos uma série extra de dez cartazes em tamanho A1, e convidamos cinco desenhistas e cinco escritores.”

Como surgiu a idéia do Na TáBUA?
O Scott organizava um sarau onde convidava os amigos para ler e fazer música e eu era o responsável pelos cartazes deste evento. Já tinha esse mesmo formato, com ilustração na parte de baixo e texto em cima. O sarau teve umas dez edições e os cartazes marcaram. A gente gostava de fazer, por isso decidimos continuar, chamando um pessoal para escrever.

foto_natabua_marcal_aquino.jpg

Marçal Aquino, um dos convidados desta edição que exibe, no Sesc Ipiranga, os 45 cartazes já produzidos 

Com que freqüencia acontecem as edições?
Já fizemos 15 edições e tentamos manter um ritmo bimestral, mas depende muito do nosso cronograma, nem sempre dá. Em cada edição são produzidos três cartazes em tamanho A3. São dois escritores convidados e o Scott escreve um. Eu ilustro os textos desses dois escritores e um desenhista convidado ilustra o texto do Scott. Os 45 cartazes já produzidos estão em exposição no Sesc. Esta edição da Mostra é especial. Faremos uma série extra de dez cartazes em tamanho A1, e convidamos cinco desenhistas e cinco escritores.

Como é feita a escolha dos participantes?
Quem decide os escritores é o Scott, pois tem bastante circulação no meio literário. No caso do ilustrador, nós fazemos uma lista prévia, e quando há uma próxima edição marcada, ligamos para ver se ele poderá participar. Acabo chamando as pessoas cujo trabalho eu já conheço. É um meio pequeno, em geral todo mundo se conhece pessoalmente, mesmo os nomes mais novos.

foto_natabua3.jpg

As ‘tábuas’, como são chamados os cartazes, espalhadas pelos estabelecimentos do país

Os cartazes ficam nos estabelecimentos em que eles são expostos?
Sim. A gente faz uma cópia e manda para eles. Como mantemos os arquivos digitais, podemos imprimir mais. Os artistas que participam também recebem os três cartazes produzidos na edição.

No final do projeto haverá uma compilação de toda a produção?
Queremos fazer um livro de uma maneira mais comercial, para que ele possa estar nas livrarias de todo o país. Só terá uma distribuição mais restrita se não conseguirmos entrar nesse esquema. Programamos 30 edições do Na TáBUA e eu acho interesante porque, no final, vai virar uma antologia de escritores e ilustradores contemporâneos, com cerca de 100 cartazes. Como estamos com essa produção meio irregular em relação ao tempo, ainda não dá para precisar exatamente quando vamos terminar essa série.

foto_natabua5.jpgMais Mais informações e fotos do projeto em www.tonto.com.br/natabua 

NA TÁBUA
SESC Ipiranga :: A partir do dia 13; terça e sexta, 9h às 22h; sábado, domingo e feriado, 9h às 18h. Grátis.
Encontro com Paulo Scott e Fabio Zimbres.
Mediação: Ronaldo Bressane; dia 1º/12; sábado, 15h. Grátis.

Anúncios

One comment

  1. DESEJO SABER ONDE E QUANDO SURGIRAM OS CARTAZES



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: